| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Tipos de materiais recicláveis

Page history last edited by sibila 15 years, 7 months ago

 

Metal

  

           Os metais têm valor comercial e são obtidos fazendo grandes estragos no meio ambiente. Na natureza só se encontram os minérios, nas rochas, e só se obtém o metal extraindo o minério. O ferro se extrai nos altos fornos das siderúrgicas que necessitam de grandes quantidades de carvão vegetal, feito da madeira das florestas.

            Para extrair o alumínio, é necessária a utilização da energia elétrica, e para obtê-la desaparece outro grande pedaço das florestas. As empresas que reciclam o metal utilizam como matéria prima as sucatas de lata que provém do lixo doméstico e aparas metálicas de indústrias.

            O processo de reciclagem do metal baseia-se na fusão da sucata e na sua posterior modelagem.

Papel

 

  

         O papel é produzido a partir das madeiras de árvores, que é constituída por fibras chamadas “celulose”, e por substancias que mantém as fibras chamadas “lignina”.As arvores utilizadas para a fabricação do papel tem, em média 70% de celulose em sua composição.

            Para a fabricação do papel são necessárias grandes quantidades de água que volta poluída para o rio juntamente com grande quantidade de produtos químicos e orgânicos.

            É possível reciclar o papel sem grandes problemas poupando as arvores e o meio ambiente, porque precisa de muito menos água e produtos químicos, além de poupar grande quantidade de energia.

 

 

 

Vidro

  

      O vidro é fácil de reciclar e poupa muita pouca energia. Maior valor tem os vidros inteiros, pois são reaproveitados para o engarrafamento de outros produtos. A matéria prima utilizada para a fabricação do vidro é a areia retirada do fundo dos mares.

            O processo de reciclagem do vidro se baseia na fusão do vidro moído, já que este conserva as suas propriedades químicas e físicas, podendo ser transformado, indefinidamente, em novos produtos.

            Para se decompor o vidro leva mais de três mil anos.

Plásticos

 

 

 

          Existem vários tipos de plásticos, mas os mais comuns são o PVC (poli cloreto vinil), que se juntando a outros produtos químicos, geralmente muito tóxicos, pode-se mudar a estrutura tornando-o mais macio, opaco ou colorido.

 

            O plástico provém do petróleo que é um recurso não renovável. Para decompor-se leva de 400 a 500 anos e se incinerado (queimado) libera gases tóxicos e metais pesados.

 

            Os plásticos usados, ao chegarem na fábrica recicladora, são levados a um processo de moagem, que os rasga em pequenos pedaços. Estes seguem para um lavador, que os limpa com  fluxo de água. Após, uma secagem, os pedaços plásticos vão para um picador, transformando-se em pedaços muito pequenos. Ocorre então, o aquecimento deste material que, depois de derretido, passa por um molde e sai da máquina na forma de um fio contínuo. Este fio, após, resfriado, é cortado em pequenos pedaços. Esta matéria-prima é aquecida e moldada, resultando diversos objetos e utensílios para o consumo.

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.